Imaxe de cabeceira
Nós, normalizando / Globalingualizando
Co galego tamén nos facemos entender en… Cabo Verde

Cabo verde é un país africano, archipélago de orixen vulcánica, constituído por dez illas. Está localizado no Oceano Atlántico, a 640 km ao oeste de Dacar, Senegal. Eu fixen unha pequena investigación sobre este país e, xa que son alumna de portugués, vouvolo deixar escrito nesta lingua.

 

 

Curiosamente, o Cabo Verde que dá nome ao país não se situa nele, mas a centenas de quilômetros a leste, no Senegal.
Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Foi colónia de Portugal desde o século XV até sua independência em 1975.
Cabo Verde é uma república democrática semipresidencialista (parlamentarismo mitigado), com regime multipartidário.O governo é baseado na constituição de 1980, que institui o regime de partido único, revista em 1990 para introduzir o multipartidarismo e em 1992 para ajustá-la na totalidade com os valores da democracia multipartidária.
O arquipélago de Cabo Verde está localizado na zona sub-sahaliana,com um clima árido ou semi-árido.O océano e os ventos alíseos moderam a temperatura.A média anual raramente é superior a 25 °C e não desce abaixo dos 20 °C.As estaçoes do ano são duas:as-águas e as-secas ou tempo das brisas
As ilhas de Cabo Verde tèm poucos recursos.Os mais relevantes são a agricultura e a riqueza marinha do arquipélago,sendo que o primeiro é frequentemente afectado por secas.A agricultura é prejudicada pela falta de chuvas regulares e está restrita a apenas quatro ilhas.
Os cabo-verdianos são descendentes de antigos escravos africanos e dos seus senhores portugueses.
Em todos os seus aspectos, a cultura de Cabo Verde caracteriza-se por uma miscigenação de elementos europeus e africanos. Não se trata de um somatório de duas culturas, convivendo lado a lado, mas sim, um terceiro produto, totalmente novo, resultante de um intercâmbio que começou há 500 anos.
A língua oficial é o portuguès, usada nas escolas, na administração pública, na imprensa e nas publicações. A língua nacional de Cabo Verde, a língua do povo, é o crioulo cabo-verdiano.
A religião dos cabo-verdianos são de maioria Católica Romana (mais de 90%).

O povo caboverdeano é conhecido por sua musicalidade, bem expressa por manifestações populares como o Carnaval de Mindelo, cuja importância faz com que a cidade seja conhecida nos dias dos festejos momescos como "Brazilim" (ou "pequeno Brasil").Na música, há diversos gêneros musicais próprios, dos quais se destacam a morna,o funaná,a coladeira e o batuque.

 

 

MARÍA ABALO (4º ESO A)



Só poden engadir comentarios os usuarios autorizados.
Se queres participar sigue as intruccións da seguinte ligazón... [Abonarse]

*
Nesta WEB utilizamos as imaxes con finalidade educativa. Se algunha delas estivera suxeita a dereitos de autor,
rogamos que vos poñades en contacto connosco para retirala de inmediato.